Máquinas para plantio e condução das culturas pdf

Visite o post para mais. Clima Máquinas para plantio e condução das culturas pdf melancieira é uma planta de clima tropical, não tolerando fatores climáticos adversos, como geada e granizo.

A melancieira é uma planta de clima tropical, não tolerando fatores climáticos adversos, como geada e granizo. A melancieira desenvolve-se melhor na faixa de temperatura entre 25ºC e 30ºC. Quanto ao fotoperíodo, a melancia exige dias longos e com boa luminosidade. Alta umidade relativa do ar favorece maior incidência de doenças e compromete a qualidade dos frutos. No cultivo de sequeiro, o ideal é que as precipitações pluviométricas sejam distribuídas de maneira uniforme ao longo do ciclo da melancieira. A ocorrência de veranicos, principalmente durante a fase de florescimento e frutificação, compromete seriamente a produção.

Todavia, o excesso de precipitação prejudica a polinização, uma vez que os pingos fortes das chuvas sobre as flores provocam sua queda, além de dificultar a liberação e transporte de pólen pelos insetos. A qualidade dos frutos também é afetada, porque em função do excesso de água ocorre uma redução no conteúdo de açúcares, deixando os frutos sem sabor. Independentemente da textura, é importante que os solos apresentem boa drenagem, sejam profundos e sem camadas de compactação, a fim de permitir que o sistema radicular se desenvolva dequadamente. Faz-se uma aração profunda e gradagem leve, sem pulverizar em demasia o solo. Em áreas com camada de solo compactada, é importante fazer uma subsolagem antes da aração. Essas operações devem ser realizadas cerca de um a dois meses antes da semeadura, incorporando- se o calcário dolomítico, quando necessário. Após a gradagem, realiza-se a demarcação da área para a abertura das covas.

O pH mais adequado à cultura fica entre 5,0 e 7,0. Em solos mais ácidos, a utilização da calagem é essencial. A cultura é exigente em cálcio, cuja deficiência causa nos frutos a podridão-apical ou estilar, popularmente conhecida como fundo-preto. A quantidade de calcário e de adubo a ser aplicada deve basear-se nos resultados da análise do solo. A aplicação de calcário se houver necessidade, deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias do plantio.

Aplica-se metade do calcário a lanço antes da aração e a outra metade, antes da gradagem. Isso permite melhor uniformidade de incorporação do calcário no perfil do solo. As quantidades totais desses dois nutrientes devem ser parceladas em três aplicações, sendo a primeira no plantio e as outras duas, em cobertura, aos 25 e 40 dias após a germinação. Os micronutrientes essenciais às plantas são: boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco. 10 g de FTE BR-12 e 12 g de sulfato de zinco.

Na escolha da cultivar para o plantio, deve-se levar em conta o tipo de fruto preferido pelo mercado consumidor, sua resistência ao transporte, à adaptação da cultivar a região e à tolerância às doenças e aos distúrbios fisiológicos. Destacam-se, principalmente, a Charleston Gray, Fairfax e Crimson Sweet, além da Pérola e Congo. As duas últimas apresentam menor aceitação no mercado. 25 cm a 40 cm de diâmetro, peso médio entre 8 kg e 10 kg, coloração externa verde-clara com riscas finas verde-escuras, polpa de coloração vermelho-intensa, muito rígida. Apresenta suscetibilidade à antracnose e à murcha de Fusarium. Os frutos apresentam boa resistência ao transporte.

Apresenta frutos de formato cilíndrico com extremidades arredondadas, com 41 cm a 56 cm de comprimento, 23 cm a 28 cm de diâmetro e peso médio de 9 kg a 15 kg. Externamente, possui coloração verde-clara, com listas finas verdeescuras, polpa vermelho-rosa, espessa e tenra. Apresenta resistência à antracnose, à murcha de Fusarium, à broca das cucurbitáceas e ao transporte. O aspecto da planta, a coloração e o tamanho dos frutos é semelhante à Charleston Gray, porém, de extremidades mais afiladas. A coloração externa é rajada com largas faixas longitudinais irregulares, de coloração verde-escura, alternadas com faixas verde-claras e a polpa é vermelha.